Artigo,  Posts

Superfood | Saiba o que faz o Abacate ser um superfood

Você tem todos os motivos para incluir o abacate no seu dia-a-dia. Em inglês, superfood é o nome dado à comida que possui propriedades nutricionais que vão além das tradicionais fontes de energia, proteínas e micronutrientes.

Ideais para o estilo de vida moderno, superfoods são opções excelentes para preencher as deficiências causadas por uma dieta pobre em valor nutritivo, que explica a tendência mundial para consumir cada vez maior esse tipo de complemento.

É fácil e prático levar à tira colo alimentos concentrados e nutritivos para complementar um lanche ou um almoço – ou ainda, preparar um shake matinal e sair de casa com o corpo bem nutrido para um dia de alto nível.

A fruta é considerada um superalimento por ser repleta de antioxidantes, vitamina A, C e E, e muitos minerais. O abacate é rico em gorduras saudáveis e seus benefícios para a saúde vão muito além: é conhecido como antiviral, antifúngico, auxilia na redução de colesterol e na manutenção da pressão sanguínea saudável.

Segundo estudo da faculdade de medicina da Universidade Harvard, as gorduras do abacate são basicamente de ácido oleico (a mesma substância anti-inflamatória do azeite de oliva), capazes de reduzir a síndrome metabólica – desordem que desencadeia diabetes e ganho de peso.

Os abacates possuem muitos nutrientes essenciais, incluindo potássio, vitaminas do complexo B e ácido fólico. Eles também atuam como um impulsionador de nutrientes. Quando consumidos com outros alimentos, o fruto permite que o corpo absorva melhor elementos que combatem o câncer, como os carotenóides.

O conteúdo de potássio nos abacates regula a pressão sanguínea e ajuda a proteger contra doenças cardíacas e derrames, além de ajudar na digestão e ajudar o corpo a eliminar as toxinas.

A fruta entra na categoria superfood também pela versatilidade. É bom em saladas, pratos quentes, pratos frios e sobremesas, e tem um poderoso antioxidante: a glutationa, que está relacionado com a perda de gordura abdominal.

Além disso, a glutationa aumenta o controle nos níveis de cortisol, o hormônio do estresse que, quando em excesso no organismo, dificulta a perda de peso. Esta “gordura boa” do abacate também ajuda na sensação de saciedade, aumenta a absorção do licopeno, famoso antioxidante presente principalmente no tomate.

O abacate é um dos alimentos mais densos em nutrientes, são fartos em fibras e estão no topo da lista em quantidade de vitaminas entre todas as frutas, pois contém folato, potássio, vitamina e magnésio.

Sem dúvida, as propriedades do abacate os torna um dos superalimento mais poderosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *