Artigo,  Notícias,  Posts

Abacate beneficia o sono

Consumindo meio abacate 3 vezes por semana é possível ter um sono tranquilo, pois a fruta possui vitamina B3, que é responsável por equilibrar os hormônios que regulam as substâncias químicas cerebrais ligadas ao sono. 

O abacate também é rico em ácido fólico, que age como se fosse uma enzima que alimenta os neurotransmissores e também fazem você dormir melhor. 

Outro elemento presente no abacate é o magnésio, que segundo uma pesquisa feita por pesquisadores do Irã e publicada no Journal of Research in Medical Sciences, no ano de 2012, identificou que ele teve um efeito positivo na qualidade do sono de idosos que sofriam com a insônia.

A qualidade do sono influencia até o peso corporal, visto que dormir mal está associado ao aumento do tamanho da cintura. Resultados de um estudo publicado em 2010, no periódico científico Annals of Internal Medicine, é preciso dormir o suficiente toda noite para obter bons resultados em dietas para emagrecer. Os participantes da pesquisa que tiveram o sono restrito, perderam muito mais músculo do que gordura.

Isso acontece, pois, a privação do sono deixa o organismo esgotado, seja emocional ou fisicamente, desacelerando o metabolismo e fazendo com que a pessoa fique desmotivada, seja na prática de exercícios físicos ou se alimentar de maneira saudável, retardando o processo de queima de calorias e gorduras do corpo. 

Além, pode inibir os hormônios que controlam o apetite, deixando a pessoa mais faminta, e exagere na alimentação no dia seguinte. Alfredo Galebe, consultor de nutrição de São Paulo, afirmou que o abacate quando consumido na hora de dormir, intensifica a ação do hormônio do crescimento, conhecido como GH, que no período noturno tem o seu pico de produção.

Nos adultos esse hormônio auxilia na formação de músculos e incentiva o organismo a usar a gordura armazenada como fonte de energia. Lembrando que o aumento dos músculos está associado ao aumento na quantidade de calorias e gorduras queimadas pelo corpo.

A nutricionista Tatiana Zanin, do portal Tua Saúde, cita a vitamina de abacate como uma excelente opção de bebida para tomar antes de dormir e auxiliar no aumento da massa muscular.


É importante dizer que o abacate não faz mágica, mas é um grande aliado no seu cardápio diário, e em conjunto com a prática de treinamentos físicos você só tem a ganhar. Outra dica é consumir alimentos três horas antes de dormir, para que assim sua digestão seja tranquila, e sua noite seja de muito descanso e reposição de energia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *