Artigo,  Posts

Abacate na alimentação infantil

Incentivar o consumo de frutas na infância pode parecer difícil para pais que já acostumaram os filhos a comerem produtos industrializados como doces. Mas não perca a esperança, pois nunca é tarde para inserir esses alimentos saudáveis na vida dos pequenos. E o abacate pode ser seu aliado desde o princípio, abaixo te daremos vários motivos para essa escolha.

Por ser rico em fibras, o abacate ajuda a regular o trânsito intestinal, e assim ajuda os bebês que possuem o intestino preguiçoso, como um brinde ele também reduz o risco de inflamações e com seu alto valor nutricional vai gerar muita energia, e com muita energia seu filho desenvolverá com plena saúde.

A partir dos 6 meses de idade o abacate já pode ser consumido, um benefício é que nessa idade os pequenos desconhecem os sabores de frutas e inserir o abacate que naturalmente tem um sabor neutro e uma consistência suave, tem grandes chances de surpreender os bebês, que nesse período estão atentos a novas descobertas. 

Não esqueça que o açúcar branco refinado para crianças e bebês menores de 2 anos não deve ser consumido, faça um amassado in natura com a fruta somente, podendo usar leite maternos para amaciar, ou misturar com outras frutas mais doces como a banana, deixando a papinha ainda mais doce.

Abaixo mostramos uma receita de papinha excelente para os pequenos:

– Junte 1 banana prata com 2 colheres de sopa de abacate (bem cheias), e bata no liquidificador até que o doce da banana impregne bem no abacate.

Sirva de imediato, pois ambas as frutas tendem a ficar escuras, e nessa idade cores despertam muita atenção, servindo de forma rápida a papinha continua atrativa. 

Você também pode acrescentar o abacate aos alimentos de sal: amassar a fruta e misturar com purê de abóbora, ou de mandioquinha ou até de batata, outra opção é com o caldo de feijão. 

A dica é testar essas diferentes receitas e ver qual agrada mais a criança, para que ela tenha o costume pelo consumo saudável.

Para as crianças maiores, já é possível testar receitas como sorvetes, cremes e refrescos.  Abaixo colocamos uma receita de creme para alegrar a criançada:

– 250g de castanha da Pará

– 1 limão

– 1 abacate maduro

– 3 colheres de açúcar mascavo orgânico

Deixe as castanhas de molho por um dia, em 500ml de água. Após este repouso, bata ambos no liquidificador, e coe. Com uma colher coloque o abacate junto com o limão, o açúcar e o leite de castanhas e bata tudo no liquidificador. Sirva em taças de sobremesa, e caso queira enfeite com frutas como morangos ou kiwis. Sirva frio, além de parecer com mousse a fruta ficará com todos nutrientes intactos.

Teste as receitas e conte para gente o resultado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *