Artigo

Guacamole é saudável?

Hoje vamos falar sobre uma receita bem tradicional, cujo componente principal é o nosso delicioso abacate!

Estamos falando de uma espécie de purê de abacate apimentado e bem condimentado, de fácil preparo e uma delícia para ser servido como entrada com nachos, torradas, recheio de sanduíches ou acompanhamento de pratos. Este é o famoso Guacamole. Um prato típico da culinária mexicana, que, além de pimenta, leva tomate, cebola, limão e coentro.

Além de ser gostoso, temos uma notícia boa: O Guacamole faz bem para a sua saúde! Vamos entender o porquê a partir dos ingredientes que compõem este molho.

Primeiro, o abacate: Além de reduzir a taxa de colesterol e pressão sanguínea, o abacate possui ação antioxidante e ainda auxilia na desintoxicação do fígado. Agora o tomate:  Oferece energia e vitalidade, seu consumo também ajuda a melhorar a saúde cardíaca, já que reduz o colesterol ruim e evita o endurecimento de veias e artérias. A cebola roxa: Seus benefícios estão entre ajudar a combater doenças respiratórias, dificultar o acúmulo de gorduras no corpo e reduzir os níveis de colesterol ruim.

Em quarto lugar, o limão:  Ele ajuda na digestão, manutenção do peso; fortalece o sistema imunológico e equilibra os níveis de pH do sangue.  Por último, o coentro: Apesar de ser usado como tempero, os povos antigos usavam o coentro como uma planta medicinal, devido às suas propriedades calmantes, digestivas e até mesmo afrodisíacas. Além de ser um facilitador na perda de peso e ter ação diurética.

Depois de conhecer todos os benefícios do GUACAMOLE, vamos à RECEITA!

INGREDIENTES

* 3 abacates (avocado) maduros

* 2 tomates (italianos) sem sementes, picados em cubinhos

* 2 colheres de chá de limão (o verde), por abacate (total 6 colheres de chá)

* 1 colher de chá de sal (vai da preferência)

* ¼ de uma cebola roxa bem picadinha (ou se preferir pode usar a cebola em pó)

* 3 colheres de sopa de coentro picadinho.

Opcional: 1 a 2 pimentas dedo de moça, sem semente e bem picadinha. Se preferir pode usar uma pitada de pimenta caiena.

MODO DE PREPARO

Abra os abacates ao meio e remova os caroços. Com uma colher, vá removendo a poupa e transferindo para um recipiente médio. Tente remover o máximo possível da polpa. Adicione o suco de limão e amasse bem com um garfo, até obter uma consistência grossa. Acrescente o tomate, a cebola, o coentro e a pimenta caiena ou dedo de moça. Mexa bem e tempere a gosto com sal e pimenta. Adicione um pouco mais de suco de limão se necessário. Cubra com papel filme e deixe na geladeira até a hora de servir.

Prontinho, agora é só se deliciar com essa receita saudável e saborosa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *