Artigo

O Abacate e sua importância na alimentação dos Veganos e Vegetarianos

As dietas especiais têm ganhado cada vez mais seguidores no mundo. Podemos citar duas dietas específicas que têm chamado a atenção atualmente: é o caso da Vegana, que exclui a carne ou qualquer alimento de origem animal, e a Vegetariana, onde seus adeptos não se alimentam de carne, mas consomem produtos de origem animal como ovos e laticínios. Não existe um dado oficial sobre o total de veganos no Brasil, mas uma pesquisa do Ibope, em 2012, revelou que 14% da população brasileira se declarou vegetariana, ou seja, quase 30 milhões de pessoas.

Para aqueles que seguem uma dessas duas dietas, o consumo de determinados tipos de alimentos é fundamental para suprir necessidades, como a dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Um site especializado em dietas chamado U.S. News listou os alimentos que toda pessoa que segue uma dieta livre de carnes precisa manter no cardápio, e dentre eles gostaríamos de destacar um em especial. Ele é uma fruta rica em proteínas, vitaminas e calorias. Arqueólogos afirmam que sua origem data em torno de 7.000 a 5.000 a.C., de onde hoje se localiza o México. Estamos falando do Abacate, é claro.

O abacate é um alimento bastante calórico, pois 60% de sua gordura é do tipo monoinsaturada, 20% poliinsaturada e mais 20% saturada. Além disso, em 100 gramas são encontradas aproximadamente 120 Kcal. No entanto, o setor de nutrição do Departamento de Agricultura dos EUA afirma que a gordura contida no abacate ajuda a reduzir a taxa de colesterol no sangue. E também, de acordo com o U.S. News, o abacate é um alimento multifuncional, que sacia a fome e pode acompanhar pratos doces e salgados.

Adotar o estilo vegano ou vegetariano é uma escolha pessoal, mas grandes partes dos seguidores atribuem essa opção a questões éticas, à preocupação com o meio ambiente, e ainda às questões de saúde. Mas, seja qual for a motivação para essas dietas, uma coisa é certa: o nosso querido abacate pode ajudar muito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *