Artigo

Abacate: benefícios para o cérebro?

De tempos em tempos nós ouvimos falar sobre pesquisas, realizadas em diferentes países, que comprovam a relação da alimentação com o funcionamento pleno do cérebro. De acordo com vários estudos, os nutrientes ingeridos de alimentos não proporcionam apenas o bem-estar físico humano, mas também a saúde mental.

Dentro deste contexto, em meados de 2017, estudiosos da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, decidiram estudar um nutriente em especial e a sua interação com a atividade do cérebro: as gorduras monoinsaturadas. Este tipo de gordura é um ácido graxo que atua de maneira positiva no organismo do homem. Ou seja, é considerada uma gordura boa.

Dentre os benefícios desta gordura, os mais conhecidos são: o equilíbrio do colesterol e a sua função antioxidante. Existem alguns alimentos nos quais esse nutriente pode ser encontrado com certa facilidade. Mas uma de suas fontes mais abundantes é a nossa fruta preferida: o abacate!

No estudo citado foram recrutadas 99 pessoas que, antes de passarem pelos experimentos, se submeteram a avaliações de eficiência do cérebro e exames de sangue para a checagem da quantidade presente de gordura monoinsaturada em seus organismos. Os resultados da pesquisa mostraram que os participantes que possuíam uma maior quantidade da gordura apresentaram mais conexões entre os neurônios presentes na rede de atenção dorsal do cérebro.

Mas o que isso tudo quer dizer? De maneira simples, os voluntários que apresentavam mais da gordura no organismo eram mais eficientes em desempenhar tarefas de concentração e em superar desafios.

Além de todos esses termos técnicos e pesquisas minuciosas, nós também sabemos que a gordura monoinsaturada do abacate propicia uma boa circulação sanguínea, o que é indispensável para o funcionamento regular do cérebro.

Depois de tudo isso nós podemos afirmar que o hábito de consumir abacate deixa o cérebro comprovadamente mais ativo, além de ajudar em prevenção de doenças e em outras questões de saúde. Se a curiosidade bater, leia nossos outros artigos presentes no Blog e descubra quais os principais benefícios do abacate para a sua saúde!

Mesmo depois de ler tudo isso e descobrir que o abacate é muito mais do que uma simples fruta, não abra mão de refeições balanceadas e diversificadas. A melhor recompensa de uma boa alimentação é uma vida saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *